sábado, 11 de março de 2017

Conhecendo a Suíça.

Tranquilo em meu quarto aqui em Mülligen, eu digito as minhas observações desta interessante cultura europeia. Todos em geral quando chegam a seus lares têm por habito retirarem seus calçados e colocarem sobre um pedestal ou tapete, mesmo em dias festivos. Achei essa norma muito boa, e já me acostumei com a ideia. Aqui os serviços terceirizados e caríssimos e os estrangeiros em sua maioria, lavam, passam, cortam seus cabelos, fazem unha, etc., em suas residências. Aqui não existe saúde pública, todos sem exceção devem ter o seu plano de saúde. Mesmo os que viajam a turismo devem fazer o seguro saúde. É a primeira vez que faço uma viagem internacional. Dizem que a Suíça é um dos países mais caros do mundo. Os trabalhadores deste país recebem salários muito altos. A Suíça é uma Republica Federativa.  Aqui quem manda é o povo. Antes de virar lei, os projetos são votados pelos suíços, através de plebiscitos. O país tem vinte e seis estados e sete representantes. A Suíça não tem um presidente, mas sim um representante que é eleito pelos sete conselheiros federais pelo período de um ano. O domingo é sagrado para o suíço. Só abrem pequenos comércios na estação central de trens. Pelo menos não vi mendigos nem moradores de rua transitando pelas cidades em que eu visitei. Os suíços prezam as leis e raramente alguns deles a desrespeitam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário