sábado, 7 de janeiro de 2017

Ulisses, amizade de 50 anos.

Ulysses, amizade de 50 anos

O primeiro emprego nunca se esquece. Isso aconteceu em 1967. Eu não conhecia a cidade, enfrentei uma fila que se estendia da Rua Santa Luzia, 798 e contornava a Av. Rio Branco senão me engano o numero 251. Lá fui entrevistado pelo senhor "Hélio Correa", responsável pelo RH da The Sydney Ross Co. Ele me perguntara se eu conhecia os Ministérios e ruas dos arredores do Castelo e Candelária e minha única resposta foi que não conhecia nada. Fora-me perguntado por que eu iria trabalhar na profissão de aprendiz de arquivista, que na realidade era estafeta, se eu não conhecia nada. A minha resposta intempestiva, coisa de rapaz de 16 anos foi de que se eu não aprendesse ali, eu iria tentar em outro lugar. O finado representante da empresa solicitou a sua secretária que me admitisse e que dispensasse a longa fila de candidatos que almejavam o emprego. Para mim foi um alivio. No dia seguinte fui apresentado ao meu também finado chefe "Ferreira" que me orientou o serviço que me fora ofertado. Sofri bastante porque naquela época havia racionamento de luz e eu trabalhava no décimo sexto andar e os chefões norte americanos não gostavam de descer e subir escadas e a mim era também confiada essa tarefa de compra de almoço, lanche etc, razão pela qual herdei algumas varizes, mas felizmente ainda não me incomodam.
Após três meses me fora confiado o armário de produtos farmacêuticos e perfumarias.  O controle era rígido. Eu recebia, expedia e controlava os produtos e a retirada de "free goods" só poderiam ser feitas com autorização das requisições de algumas chefias designadas por setor. Trabalhei internamente recolhendo marmitas, distribuindo cartas e encontrei no décimo andar uma pessoa que me auxiliou muito nessa trajetória. Seu nome "Ulisses Ferreira de Souza". Isso depois de eu fazer parte da contadoria chefiada por "Paulo Sérgio Bomfim". Após seis meses, "Ulisses" me convidou para trabalhar na seção de  faturamento. Lá aprendi tudo sobre estoque, custos e vendas. Em 1977 saí da empresa para tentar novos ares, mais isso é outra história, Mas o companheiro e compadre "Ulisses" foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional, e na Caixa Econômica Federal, aonde apliquei todo o meu conhecimento de contabilidade, e que fora também o meu ultimo emprego até a aposentadoria. Agradeço mais uma vez ao companheiro "Ulisses" nessa caminhada nada fácil e que eu me senti honrado de participar tanto na vida profissional como também na particular da família Souza. Muito obrigado pelos cinquenta anos de lutas e conquistas. Valeu o ouro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário