quarta-feira, 26 de julho de 2023

O que realmente importa em nossas vidas?

 

Para mim, à família, à nossa saúde, os amigos, entre outras, são fatores preponderantes em nossas vidas. Não necessariamente nesta ordem, para algumas classes sociais. As boas lembranças, a respeito de algo ou alguém, são também, fatores relevantes em nossas memórias, que levaremos até o final da nossa existência. Às vezes eu digo que o tempo é o senhor das respostas, nas minhas atitudes, e comportamentos. Se falarmos de pais, filhos, netos, bisnetos, nada nos detém. O sangue sempre fala mais alto. A força do amor, sempre será imperiosa. Então, nesse ‘Dia dos Avós’, congratulamo-nos Tania e eu, por termos a oportunidade de assistirmos nossos netos e netas, seguirem o rumo de suas vidas, com resiliência e fé em suas aspirações de um futuro melhor no trajeto de seus destinos, no roteiro de suas vidas. Lembremo-nos que nunca devemos desistir de nossos objetivos. Desejando a vocês netos, muita paz e proteção divina em suas vidas.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

As minha emoções


As minhas emoções

 

Eu tenho medo. Medo da doença, uma luta inexorável para a cura, ocasionalmente ceifando vidas alheias. A raiva momentânea, às vezes, não me acolhe por eu não conseguir meus intentos. A surpresa! Essa, sim, é surpreendente. Pode ser por felicidade ou tristeza, eventualmente. Orgulho-me em dizer que as minhas emoções básicas, não são empecilhos para o meu cotidiano. Divirto-me sem ansiedade. Tenho desejos, excitações, cercados pelo tédio também. Eu admiro as pessoas inteligentes, como você, que me lê. Não tenho inveja de ninguém. As minhas alegrias são sempre compartilhadas com alguma pessoa de minha afinidade. Não sei se as pessoas ao meu redor sentem simpatia por mim, mas procuro habilidades em agradar a todos, à minha volta. Procuro dividir os meus poucos triunfos, fundamentais pela minha existência. As minhas sensações agradáveis ou não, não tornam a minha vida difícil. Esses estímulos servem também, para equilibrar a minha mente. Lembre-se, o enfraquecimento de nossas funções, relacionados com algum transtorno, nos levam a desencadear várias doenças neurológicas. Dentre todas as emoções do ser humano, como eu disse acima é o medo. Essa reação involuntária é um alerta de extrema importância para a minha sobrevivência.


segunda-feira, 3 de julho de 2023

Um doente, sem esperanças

 

(Esse texto é a expressão do descaso dos governantes, ao povo brasileiro.) 

Eu nunca tive esse problema. Hoje com muito mais dificuldade em urinar. Há anos, após idas e vindas a vários médicos particulares, constatou-se uma neoplasia benigna. Continuo tomando o remédio ministrado pelo urologista, sem sucesso, para estancar o avanço da doença, eu recorri a hospitais públicos, muitos sem médicos específicos para a minha situação, e fui justamente cair numa clínica da família. Anteriormente, eu estava cadastrado no SISREG, mas não sei por que cargas d’água excluíram-me da relação de espera. Esse é o descaso com os desassistidos, que peregrinam para vários lugares, enfrentando longas filas sob o escaldante sol e chuva, sem resolução de suas doenças. À saúde está no CTI. Não temos médicos, remédios, insumos, etc. Estamos entregues á própria sorte. Criaram um aplicativo para monitorarmos nossa classificação. O ‘minha saúde’. Lá, depois que é feito o cadastro, pode-se observar na página de agendamento, o encaminhamento para o médico e sua especialidade, mas antes você tem que estar cadastrado no sistema SISREG. Isso também demora. São muitos meses. Após essa maratona, enfim, vem à famosa cirurgia eletiva. Não é mentira o que estou relatando, mas há casos de atrasos, com até cinco anos de espera para fazer os procedimentos. Infelizmente, não deu tempo para mim. A minha enfermidade foi agravada e hoje, passou de benigna para maligna, com metástases. No meu desespero, eu aguardo a intervenção divina, mesmo sabendo que o meu caso é irremediável, mas acredito em Deus para a minha salvação, já que os governantes de todas as esferas, responsáveis da nossa nação, omissos de suas responsabilidades, procrastinam as devidas necessidades e submetem ao povo todas as mazelas de suas atribuições.

domingo, 2 de julho de 2023

Roteiro da vida

 

Não me considero uma pessoa sortuda. Meu itinerário seguiu rapidamente, desde criança, passando pela adolescência até a esse ponto, mas não me sinto velho. Não estou em fim de carreira, para essa vida. Meus neurônios permanecem vivos, trabalham diuturnamente, e eu os acho ainda, melhores pelo tempo. Faço várias atividades físicas diariamente, eu mantenho o meu corpo em forma. E sem segredos com meus pensamentos sempre voltados para o futuro, sem olhar o retrovisor, vejo ao meu redor, infelizmente, pessoas infelizes, com expressões rancorosas, pelos infortúnios de suas vivências. Viver em harmonia com seu corpo é salutar. Não podemos lutar contra a natureza, mas entender as nossas limitações com a idade é muito importante. O sexo, também é uma parte importante do relacionamento. A falta de libido entre gêneros é uma discussão constante, mas contornável. O roteiro de nossas vidas nos dá liberdade para tomar decisões, algumas irreparáveis. Portanto, caminharmos sem roteiro, as nossas vidas ficam dificultosas. Sendo assim, sorria para a vida. Lembremo-nos que somos autores de nossos destinos.